Caranha ou Pacu-Caranha
- peixariadoneguim
- 24 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Batizado em Tupi é Karãna e cientificamente de Piaractus brachypomus, da mesma família dos pacus e o tambaqui.
São também conhecidos como Pacus-Caranha ou simplesmente Caranha. As cores variam do castanho ao cinza-escuro, conforme a época do ano. Na época da cheia, quando eles entram em campos alagados, escurecem e empalidecem ao permanecerem nas calhas de rios, principalmente os de água branca. O ventre vai do esbranquiçado ao amarelo ouro. Às vezes, o dorso pode apresentar tons de roxo ou azul escuro. Chegam até cerca de 15kg os maiores exemplares, mas esses são raros. Nos pesqueiros é mais comum encontrar com peso entre 2 e 5kg. É um peixe de grande resistência ao frio se adaptando assim em todas as regiões brasileiras. Bastante ativo o ano inteiro alimentando-se de diversos alimentos.

Peixe de carne muito saborosa.Fonte abundante de proteínas.
Os pescados têm importante papel no crescimento e manutenção do organismo. São essenciais, por exemplo, na digestão, na produção de anticorpos, na coagulação do sangue, controle da taxa de colesterol, entre outras funções. É também rico em nutrientes e sais minerais tais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo etc, e em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento o corpo.
Além disso, a gordura do peixe é insaturada, ou seja, não prejudicial à saúde, e possui o complexo ômega-3, ácido graxo de grande importância para as atividades do cérebro e do coração.
Além de um poderoso antioxidante, seu consumo auxilia na diminuição dos triglicerídeos e colesterol e favorece a produção do chamado “colesterol bom” (HDL), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças inflamatórias.
Por causa de todas as vantagens descritas, incluir ou aumentar o consumo de peixes é uma boa atitude para obter os benefícios que os seus nutrientes essenciais fornecem.
Magda E. Vieira Rocha, nutricionista
Commentaires